Considerações Finais
Prognóstico: Cenário de Não-Implantação
No caso de não ocorrer a instalação do empreendimento, não são esperadas modificações significativas na dinâmica, estrutura, riqueza e diversidade dos aspectos socioeconômicos.
Quanto aos aspectos ambientais, a não implantação manteria as taxas médias atuais de desmatamento, de queimadas e a impermeabilização do solo já verificadas na região. Não haveria ainda a recuperação de APPs e áreas de interesse conservacionista que o plano de compensação ambiental da BR-242/MT proporcionaria.
Prognóstico: Cenário de Implantação
Por outro lado, a implantação do empreendimento favorecerá o escoamento logístico do transporte de pessoas bem como de produtos agropastoris advindos da região, reduzindo sobrecarga dos modais atualmente consolidados. Proporcionaria ainda a abertura de novas frentes de produção agrícola e inserção de novos elementos de desenvolvimento regional socioeconômico proporcionados pela melhoria, consolidação e instalação do eixo rodoviário.
Ambientalmente, a supressão vegetal, alterações na qualidade de água e ar, impactos à fauna entre outros potenciais impactos vêm ser rigidamente geridos e mitigados a partir dos planos e programas ambientais sugeridos dentro do processo de licenciamento.
Conclusão dos Estudos Ambientais
Considera-se que a rodovia BR-242/MT é um empreendimento ambientalmente viável quanto a sua locação e tecnologia propostas, pois nos estudos ambientais realizados, para os meios físico, biótico e socioeconômico foram identificados impactos que podem ser ampliados (impactos positivos) ou minimizados e compensados (impactos negativos) em curto e em longo prazo.