Meio Físico
Como é o Relevo no Local Onde Está Prevista a Implantação da Br-242/MT?
De maneira geral, a região do empreendimento possui relevos planos e com baixas declividades. Essa é uma característica comum da região central do Brasil e, principalmente, do estado de Mato de Mato Grosso.
Dessa forma, seu relevo facilita a produção e o transporte de produtos agrícolas na região. Além disso, o relevo plano facilita o trânsito e o emprego dos maquinários pesados (ex. plantadeiras, colheitadeiras, semeadeiras, tratores e etc) necessários para a produção agropecuária.
Como é o Clima da Região?
Na região de inserção do empreendimento, predomina o clima tropical com inverno seco. Assim, ao longo do ano apenas duas estações climáticas são observadas: verão (entre os meses de novembro e abril) e inverno (entre os meses de maio e outubro). Nesse cenário, as chuvas se concentram no período do verão e, em geral, 95% das chuvas anuais ocorrem nesse período. Por sua vez, a seca ocorre nos meses de inverno e, em alguns meses, quase não chove na região. Por fim, a temperatura média do ar é igual a 25,4°C e não varia muito ao longo do ano.
A figura a seguir, apresenta o comportamento das chuvas e da temperatura do ar ao longo do ano na região do empreendimento.
Como São os Solos da Região?
Na região de inserção do empreendimento predominam os Latossolos: solos antigos, bem drenados e muito profundos. Essas características, aliadas às condições do relevo, promovem a utilização das terras para os fins agropecuários. Em geral, os Latossolos são ácidos e quimicamente pobres, assim, é comum que os produtores rurais da região utilizem técnicas para a correção desses fatores ao longo dos anos.
Esses Solos Apresentam Susceptibilidade à Erosão?
De maneira geral, o tipo de solo predominante na região (Latossolo) apresenta susceptibilidade à erosão moderada, quando são manejados de forma adequada ou em condições naturais. Por outro lado, dependendo da textura do solo e da utilização das máquinas agrícolas pesadas, é possível que haja a compactação de sua camada superficial. Fato que dificulta a entrada de água no solo e, por consequência, promove o desenvolvimento de processos erosivos.
Existem Cavernas na Área de Implantação da Rodovia?
A região de inserção da BR-242/MT está localizada em um contexto que apresenta baixa probabilidade para a ocorrência de cavernas. Isso ocorre pela junção de diferentes características como solo, relevo e geologia, que não permitem a formação de cavernas na região.
Vale destacar a ocorrência uma pequena gruta próxima à região de inserção do empreendimento: a gruta de Kamukuwaká. No entanto, a implantação da BR-242/MT não irá impactar a mesma, pois, essa está localizada a aproximadamente 1,6 km de distância do traçado previsto para o empreendimento.